Este curso possibilita, a partir da prática de yoga, aprender sobre aspectos éticos e o desenvolvimento das virtudes (Yamas e Niyamas), segundo o texto clássico Yoga Sutras de Patañjali, datado mais de 2.000 anos.
O programa do curso, que é essencialmente conceitual e prático, passará por cada um dos princípios éticos de forma detalhada com apresentação do conceito e vivência de yoga, integrando posturas psicofísicas (asanas), técnicas respiratórias (pranayamas) e de domínio dos sentidos (pratyahara), concentração e meditação (samyama), estudo e análise de si (svadhyaya). Durante todo o curso, faremos uma incursão pelos obstáculos do caminho da busca da felicidade humana na perspectiva do yoga.
Os princípios trabalhados serão: não violência, verdade, não apropriação alheia, continência, não possessividade, pureza, contentamento, austeridade, estudo, confiança (Yamas e Niyamas).
Não é exigido experiência prévia, nem prática anterior de yoga, basta a disposição para o autoconhecimento e o interesse pelo assunto.
Yoga é um dos seis fundamentais sistemas filosóficos indianos, que foca no estudo da consciência, do autoconhecimento para reconexão com o mundo e construir novas maneiras de ver, sentir e agir (coerência nas ações). A difundida imagem da prática física de yoga é apenas uma pequena etapa nesse processo, que objetiva o controle do estado mental para a prática meditativa e finalmente, novos estados de consciência e de percepção da realidade. A origem é indiana, porém seu sistema é universal, tratando de meios para realização de mudanças em nossas vidas. O sofrimento existencial do ponto de vista yogue está associado à nossa compreensão habitual do corpo-mente desconectado de todos outros seres e do apego as verdades individuais, construídas a partir de percepções sensoriais. A prática, sem a qual não há compreensão da filosofia, visa estabelecer um contato com as contradições e percepções humanas a fim de distingui-las e conseguir discernir o processo de desenvolvimento individual e transcendência, auxiliando em mudanças de conduta ética e moral.
Este curso tem como objetivos principais: Ensinar e disseminar a prática integrativa ancestral do yoga para o cuidado de si, do outro e integração com o mundo; Propiciar espaço para processo de formação pessoal e profissional que considere a dimensão da ética, da experiência subjetiva no desenvolvimento de si (corpo-mente) e das relações interpessoais.